Nova Zelândia demite seu mago oficial após 23 anos de contrato
Depois de criar polêmicas envolvendo atitudes machistas, o motivo do rompimento de contrato causa discórdia entre as autoridades e o mágico
atualizado 16/10/2021 11:55
O mago oficial da Nova Zelândia, conhecido como o único nomeado pelo próprio Estado em todo o mundo, foi demitido nessa sexta-feira (15/10), encerrando um legado de 23 anos. A informação é do jornal The Guardian.
O inglês Ian Brackenbury Channell, 88 anos, foi contratado para promover a cidade por meio de “atos de magia e outros serviços mágicos”, a um salário de 16 mil dólares neozelandeses por ano. O valor equivale a mais de R$ 61 mil.
O mago começou a realizar espetáculos em espaços públicos logo após chegar à Nova Zelândia em 1976. Quando o conselho municipal de Christchurch tentou impedir seus shows, o público protestou.
Observando sua popularidade, em 1990, o primeiro-ministro da época, Mike Moore, pediu que ele considerasse se tornar o mágico oficial da Nova Zelândia.
De acordo com a Associação de Diretores de Galerias de Arte da Nova Zelândia, Channell havia se tornado uma obra de arte viva.
Mago machista
Após criar polêmicas envolvendo atitudes machistas, o motivo do rompimento de contrato causa discórdia.
O conselho da cidade não deu explicações sobre o encerramento da parceria. “Ele será sempre parte de nossa história”, afirmou o porta-voz Lynn McClelland.
Segundo o mago, no entanto, há outra versão. As autoridades decidiram demiti-lo porque é um bruxo provocador. “Isso quer dizer que eu sou chato e velho, mas não tem mais ninguém como eu em Christchurch”, disse o mago, de acordo com o The Guardian.
Em abril, durante uma exibição no canal Three New Zealand Today, o mágico disse que gostava de irritar as mulheres dizendo-lhes que eram tortuosas, e que “elas usam a astúcia para pegar homens estúpidos”.
Depois, outra declaração chocou a sociedade. “Nunca bata em uma mulher porque elas ficam com marcas no corpo muito facilmente, e elas vão contar aos vizinhos e amigos e colocar você em problemas”, comentou à imprensa local.
Assim que a demissão do mago foi anunciada pelas autoridades, mulheres comemoraram nas redes sociais. “Vou arriscar e dizer que o mágico sendo ‘cancelado’ depois de 23 anos está ótimo”, disse uma internauta em sua conta no Twitter. Embaixo da publicação, dezenas de pessoas também se manifestaram a favor do encerramento de contrato de Channell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário