BRUXARIA PARA INICIANTES: PRIMEIROS PASSOS PARA A MAGIA
Conceitos e termos que toda bruxa iniciante precisa saber.
O chamado à bruxaria pode ocorrer de diversas formas: uma vontade maior de conexão consigo próprio, de se ligar à natureza ou simplesmente a curiosidade em querer aprender um pouco mais sobre a prática. Quem está dando os seus primeiros passos tem em O Livro Mágico para Jovens Bruxas, de Ariel Kusby, um guia bem prático para conhecer melhor a bruxaria, feitiços e poções.
LEIA TAMBÉM: COMO BRUXAS PASSARAM DE ESQUISITONAS A ÍCONES FEMINISTAS
Destinado a crianças e adultos, o livro traz uma abordagem didática e prática do que realmente significa ser uma bruxa, bem longe da ideia medieval propagada em contos de fada. Com as ilustrações de Olga Baumert, o leitor mergulha ainda mais fundo na pluralidade e diversidade da comunidade bruxa.
Conheça os riscos e escolha o seu caminho
Antes de tudo é preciso conhecer os riscos da prática da bruxaria. Tudo gira em torno das intenções que você projeta sobre a prática. O que você joga para o universo retorna de alguma forma para você, portanto, tenha certeza de que suas intenções sejam sempre as melhores.
Além disso, ainda há muita perseguição e estigma em torno de praticantes de bruxaria. Apesar dos casos mais alarmantes ocorrerem na África, localidades como a América Latina também testemunham violência contra bruxas ou pessoas suspeitas da prática.
LEIA TAMBÉM: CAÇA ÀS BRUXAS NA ÁFRICA: PROBLEMA PERSISTE EM PLENO SÉCULO XXI
Ciente disso, você é livre para encontrar o seu caminho na magia. Algumas pessoas se unem a covens, outras preferem a prática solitária. O segredo está em escolher aquilo que faça sentido para você e lhe ajude a se conectar consigo mesma, com a natureza e com o universo.
Busque conhecimento sobre as diferentes práticas, estude sobre as interações com a natureza, os astros e os rituais que ajudam nesta conexão. Se possível, monte um altar com objetos representando os quatro elementos da natureza, como velas (fogo), incensos (ar), cristais (terra) e um cálice com água.
LEIA TAMBÉM: COMO SE CONECTAR MAGICAMENTE ÀS FASES DA LUA
Principais termos para se familiarizar com a bruxaria
Quem ainda não está muito familiarizado com a bruxaria pode estranhar algumas palavras utilizadas. Por isso, explicamos alguns termos que irão lhe ajudar a conhecer um pouco mais da prática:
Paganismo: um termo que era utilizado para todas as religiões que não fossem cristianismo, judaísmo e islamismo. Tipicamente associado a práticas que envolvam relação com a natureza. Os praticantes modernos são conhecidos como neopagãos.
Wicca: uma religião que muitas vezes é entendida como uma forma popularizada de neopaganismo, graças ao “pai da Wicca”, Gerald Gardner, que na metade do século XX cultivou esta ideologia específica que hoje é conhecida como Wicca Gardneriana. Apesar da prática ser, em princípio, aberta a homens e mulheres, algumas variações permitem apenas membros do sexo feminino. Wiccanos cultuam um deus e uma deusa.
Cerimônia: ritual em que são depositados os mais elevados valores.
Bruxaria solitária: a prática adotada por bruxas que preferem não fazer parte de um coven. Elas praticam uma forma personalizada de bruxaria, com os caminhos de sua própria escolha, sem a necessidade de seguir regras muito bem definidas.
Ecletismo: o caminho adotado por bruxas que não querem se prender a uma categoria particular da bruxaria, reunindo uma mistura de tradições conforme julgar mais pertinente para a sua prática.
Iniciação: o ritual de passagem que oficializa o início da prática para bruxas em desenvolvimento. Ele pode ser conduzido por um coven ou de maneira solitária por bruxas que se prepararam para isso e fazem questão deste marco. Em algumas práticas, como é o caso da Wicca, a iniciação pode permitir que o iniciado se torne um alto sacerdote ou sacerdotisa. Aqueles com conhecimento e experiência suficientes podem se tornar líderes de um coven Wicca.
Coven: uma reunião ou comunidade de bruxos iniciados, geralmente liderados por um alto sacerdote ou sacerdotisa.
Sabbats: celebrações do ciclo anual das estações, conhecido como Roda do Ano. Alguns exemplos são Samhain (Halloween), Yule (solstício de inverno) e Ostara (equinócio de primavera).
Esbats: reuniões que não entram nas celebrações da Roda do Ano, como celebrações envolvendo a lua cheia ou a lua nova.
Familiar: um espírito em forma de animal que serve de espião, assistente, companheiro e protetor da bruxa.
Altar: uma superfície que os wiccanos usam exclusivamente para atividades como feitiços, cânticos e adoração dos deuses. Tipicamente o altar é coberto com uma toalha e pode conter itens como incenso, velas, cristais, varinhas, cálices de água e caldeirões.
Pentáculo: uma ferramenta mágica tal qual um amuleto ou talismã. Frequentemente é colocado em altares e muitas vezes é confundido com um pentagrama – um símbolo popular na Wicca. A principal diferença visual é o círculo em torno do pentáculo, enquanto o pentagrama é representado apenas pela estrela. É um símbolo pré-cristão relacionado à devoção à natureza em que cada ponta representa um dos quatro elementos (fogo, ar, terra e água) ligados ao princípio vital, que seria a quinta ponta. O símbolo foi encontrado em artefatos dos sumérios e também do Egito Antigo.
Séance: uma cerimônia utilizada para contatar espíritos, incluindo os mortos, frequentemente com a ajuda de um médium.
Grimório: um termo utilizado para reunir textos mágicos, que podem variar de diários até livros mais técnicos sobre bruxaria. Pode ser utilizado para se referir a coleções medievais de feitiços, rituais e encantamentos mágicos.
Livro das Sombras: o grimório pessoal de um wiccano. Lá o praticante de magia reúne informações úteis, pensamentos, receitas e orientações para encantos, feitiços e rituais.
Agora que você já sabe o básico para começar, mergulhe na coleção Magicae da DarkSide® Books, que reúne títulos essenciais para guiar seus passos na magia.
LEIA TAMBÉM: MAGICAE: A FORÇA ETERNA DAS BRUXAS
Indicados para você!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CINE BOOK CLUB • HALLOWEEN
7 Filmes homenageados por John Carpenter em Halloween
Halloween é até os dias de hoje um dos filmes mais respeitados e aclamados quando o...
Por Macabra
CURIOSIDADES • GRAPHIC NOVEL
Política, Ciência e Cultura Pop: O Legado de Cthulhu
Pense numa deidade monstruosa, que tem corpo humano, mas uma cabeça que se assemelha a...
Por DarkSide
GRAPHIC NOVEL
Paraíso Perdido: 5 curiosidades sobre autor e obra
Nascido no dia 9 de dezembro de 1608, John Milton foi um poeta e intelectual inglês...
Por DarkSide
MACABRA • MAGICAE
Conheça a verdadeira história da Pedra Filosofal
Ela já foi tema de livros, filmes, novelas e até de videogames. Ao lado do Santo...
Por Macabra
GRAPHIC NOVEL • LISTAS
5 Histórias sobre crianças com guardiões sinistros
Em um país dividido, em que os perigos espreitam na floresta e nas redondezas, uma...
28 Comentários
E-gril
31 de maio de 2021 às 14:40
Sou uma aprendiz de bruxa e já amei a bruxaria
Aline
2 de junho de 2021 às 06:00
Demorei muito para saber o que realmente eu queria e conhecendo a bruxaria eu descobri que realmente Quero Ser Uma Bruxa
Maria
7 de junho de 2021 às 19:10
De repente me deu uma vontade de saber mais sobre bruxas e queria ser uma BRUXA NATURAL mais tenho medo de me envolver com algo relacionado com o satã, e me sinto atraida a bruxas estou lendo muito sobre isso e quero ter certeza do que eu quero
DarkSide
9 de junho de 2021 às 16:40
Na Bruxaria Natural você se envolve com a natureza, sente as energias que vem dela e as usa no dia-a-dia. Já tem bastante conteúdo aqui no blog e a Caveirinha tem uma linha dedicada ao assunto, vem conhecer: https://darkside.blog.br/magicae-a-forca-eterna-das-bruxas/
Gabriela
7 de junho de 2021 às 21:18
Por favor me ajuda a ser uma bruxa
DarkSide
9 de junho de 2021 às 17:50
Oi, Gabi. A DarkSide® possui uma coleção dedicada inteiramente aos ardores e segredos das bruxas, a Coleção Magicae. Vem conhecer: https://darkside.blog.br/magicae-a-forca-eterna-das-bruxas/
Antonella
9 de junho de 2021 às 03:05
Eu e minha tia somos bruxas eu sou a aprendia dela estou pesquisando rituais para fazer
DarkSide
9 de junho de 2021 às 17:49
Oi, Antonella. A DarkSide® possui uma coleção dedicada inteiramente aos ardores e segredos das bruxas, a Coleção Magicae. Vem conhecer: https://darkside.blog.br/magicae-a-forca-eterna-das-bruxas/
Aghata
25 de junho de 2021 às 21:10
adorei, amo a bruxaria desde pequena, sonho em abrir portais para outras dimensões. Ainda vou comprar os livros para ver se consigo fazer algum feitiço inicial e ver o que acontece.
DarkSide
28 de junho de 2021 às 18:03
Caveirinha amou saber! Depois vem aqui contar o que achou. <3
Michele
15 de agosto de 2021 às 02:03
Como comprar?
DarkSide
16 de agosto de 2021 às 08:44
Olá, Michele.
Você pode comprar nossos livros na loja oficial por esse link: https://www.darksidebooks.com.br/
<3
Júnior
19 de agosto de 2021 às 10:10
A brixaria só pode ser seguida por mulheres?
Sou um grande admirador, mas na minha família não tem nenhum homem que segue a brixaria, apenas mulheres.
DarkSide
19 de agosto de 2021 às 12:48
A Bruxaria é para todos. <3
gabi
25 de agosto de 2021 às 10:30
ola! Estou muitoo interessada em saber mais sobre a bruxaria,algo que eu admiro muito, porém sigo a religião do cristianismo, queria saber se a bruxaria tem algo q envolve o sata ou apenas se conectar com a natureza?? . Desculpe se falei algo errado é minha primeira vez que começo a pesquisar sobre !
DarkSide
25 de agosto de 2021 às 11:01
Oi, Gabi, tudo bem?
A Bruxaria está ligada à natureza e usar seus conhecimentos próprios para o bem. Em “O Livro Mágico para Jovens Bruxas”, de Ariel Kusby (citado no nosso texto), a própria autora fala que “uma bruxa é alguém com habilidades especiais” e que “são as suas qualidades essenciais que são mágicas”. A autora também cita a bondade e inteligência como alguns dos poderes mágicos. A Bruxaria é um caminho e ele independe da sua religião. Aqui no blog já temos bastante conteúdo sobre o assunto e você também pode ler nossos livros para conhecer mais.
Emmy
1 de setembro de 2021 às 13:09
Eu Amo a bruxaria, sempre quis ser Uma Bruxa e não sabia como… Comecei hoje a pesquisar e eu estou amando mais ainda, É isso o que eu quero ser . UMA BRUXA…
Maria
28 de setembro de 2021 às 08:46
Acredito na força da natureza, universo porém não acredito em deuses , tem uma vertente que acredita nisso em específico?
Ariely Joana de Oliveira
30 de setembro de 2021 às 05:31
Quero muito estudar e aprender tudo ..sempre corri das minhas vontades e curiosidade agora cinto que estou pronta para estudar e exercer tudo sobre meus dons ❤️
Elaine
1 de outubro de 2021 às 18:26
Tive uma experiência muito incrível e gostaria muito de aprofundar no assunto, quero ser uma bruxa.
Bruna
4 de outubro de 2021 às 18:11
Estou estudando sobre o assunto e estou amando, não só eu, digo também pela minha mãe, já éramos “bruxas” até antes de saber suas crenças.
Estou amando aprender mais sobre o assunto, e me sinto bem em começar a praticar a bruxaria. Por mais que muitos dos meus parentes não apoiam, porém respeitam.
Letícia
15 de outubro de 2021 às 21:04
Eu quero muito ser uma bruxa …
alguns podem acha que isso é coisa de criança….mais eu quero sabe mais sobre magia feitiços e muito mais estou tentando faz meses ser uma bruxa com magia……
Jonathan
16 de outubro de 2021 às 13:54
Tô pronto pra seguir e aprender muito, mais um novo bruxo
iara
16 de outubro de 2021 às 20:09
Meu deus estou estudando sobre bruxaria e eu já amei de início quero muito virar uma bruxa..quero fazer meus feitiços ter minha varinha e meu altar…também quero comprar os livros de bruxaria da darkside que só pela capa já aparentam ser bem interessantes.
ingryd caroline
18 de outubro de 2021 às 16:12
bom comecei agora sempre achei que meu chamado erra esse estou seguindo oq eu gosto so encantada bruxaria
Lumaiara pinheiro
29 de outubro de 2021 às 20:38
Quero muito ser uma bruxa
Grazi
1 de novembro de 2021 às 16:16
Ultimamente tenho tido muita curiosidade sobre esse mundo das bruxas,as admiro muito e sim tenho uma vontade enorme de ser uma bruxa porém tenho vários indícios de ser uma bruxa natural e me orgulho tanto disso,estou tentando aprender mais sobre esse assunto.
Eduardo
9 de dezembro de 2021 às 10:25
Gostei bastante, adorei saber mais sobre esse assunto, não tenho nenhum família ligado a isso, que eu saiba, mais quem sabe não serei o primeiro da minha família