A tradição mágica
A tradição mágica nos fala de uma porta que precisamos cruzar toda vez que alguma coisa nos empurra para a mudança.
“Esta porta tem duas colunas”, dizem. “Uma se chama medo, outra se chama desejo”.
O medo do desconhecido e o desejo de permanecer em um mundo confortável, ao invés de arriscar um passo no escuro.
Nada disto, porém está escrito na porta: está escrito nas CO-LU-NAS.
Existe um espaço no meio por onde podemos passar. Tudo que temos que fazer é não deixar o medo transformar-se em pânico.
O pânico paralisa o coração e a mente.
O medo pode nos fazer suar frio, mas em compensação nos ajuda a simplificar nossas vidas. Quando estamos com medo, também estamos concentrados, pensando apenas nas coisas que são verdadeiramente importantes para nós.
O medo nos faz prestar mais atenção ao nosso próximo e ao mundo que nos cerca.
Todos nós sabemos que nossos momentos mais corajosos foram aqueles em que tomamos certas atitudes. Com medo.
28 Comentários para “A tradição mágica”
18 março, 2010 as 11:20 am
Como é curioso, e até hilário, ver certos intelectuais, como o tal do Marcelo Augusto, perderem seu precioso tempo para difamar ou tentar ridicularizar as idéias e pensamentos de alguém que eles próprios acham “medíocre”. Eles dizem, Paulo, que a sua verdadeira face será revelada, mas e a verdadeira face deles, será que eles a conhecem verdadeiramente? Já dizia um famoso e afamado escritor Inglês “há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia”.
Então, caros pseudo intelectuais, se vocês não acreditam na magia que é a vida, então voltem para os seus mundinhos cheios de certezas, nomes cientificos e dizeres latinos, ou seja, um mundo muito chato e sem emoção, e nos deixem em paz…
Se tiverem um mínimo de educação, nem postem aqui, pois é uma extrema falta de respeito com o pensamento alheio.
18 junho, 2009 as 7:09 pm
ah, como é bom ler isto, porque neste momento estou cruzando estas colunas. espero atravessa-las com exito!
bjs!
7 abril, 2008 as 1:40 am
Nossa era tudo que eu precisava ouvir, sem falar que amo esse cara incondicionalmente, tenho todas as suas obras, sou apaixonada por tudo que ele faz, pois tudo do que vem dele tem um pouco de mim e do que penso, tambem sou mística e simplesmente nós seres humanos soo sabemos realmento o valor do nossos sentimentos quando expressamo-os.
5 abril, 2008 as 8:23 pm
Uma coisa me fez pensar neste texto, é que o medo pode estar dentro da gente, mais pessoas forte tentam não mostrar este medo, por isso muitas vezes são caracterizadas como fortaleza, mas nem sempre imaginam que naquela fortaleza, existe uma pessoa de sentimentos e que precisam muito de uma pessoa que ponha no colo, porém ao mesmo tempo ela diz, sou forte e passo pelo que vinher sem precisar subir encima de ninguem e sim conquistar minhas coisas por meus esforços. Paulo Coelho, estou lendo seus textos, com certeza esta me fazendo pensar mais ainda no que eu posso ser e fazer, e pelo menos tentar resgatar em ter esperança nas pessoas.
31 março, 2008 as 3:52 pm
Gerardo,
Juntamo-nos a você em sua afirmação. Também estamos aguardando o dia.
Existe um número grande de pessoas conhecidas minhas que entram neste blog do Escritor Cadeira da Academia Brasileira de Letras, unica e exclusivamente para constatar que o nível segue sendo o da maior mediocridade.
Assim como os livros e tudo relativo ao Paulo Coelho.
Só enganação e charlatanismo. E sempre enganando os incautos e a massa ignara.
(Vejamos se o mediador lhe libera esta minha mensagem – os de telhados de vidro temem a verdade…)
Abraço a todos.
31 março, 2008 as 10:27 am
Pois e… isso e a mais pura verdade!
Estou em uma fase da vida em que estou ingressando no mercado de trabalho e conhecendo mais o lado amoroso dos seres humanos ( e o meu também).
Fico com medo de tudo, de acertar, de errar, de acreditar, de ser enganada, de ser passada pra traz, de ficara como a “troxa” da história, de sonhar, de tudo da certo, depois de realizado o sonho qual será o próximo, de tudo o que eu acho que é certo for errado, de envelhecer (tenho 20 anos), de continuar menina… enfim so medos e contradições!
Pensando em tudo isso resolvi levar a vida de outro modo:
em vez de pensar no que eu quero (o que é dificil demais pq o mundo e muito grande e os meus sonhos maiores ainda!) eu resolvir penar em: o que eu não quero pra minha vida (infelizmente as coisas ruins marcam mais do que as boas… e é com elas que eu to decidindo o que eu quero ser!)
Medo as vezes é bom… faz vc pensar mais!
31 março, 2008 as 7:40 am
Poderia ter um post ensinando perder o medo rs…
30 março, 2008 as 11:27 pm
Eu Tenho medo da vida,mas eu sei que estamos aqui pra lutar e conquistar nosso espaço,não podemos deixar o medo nos dominar ,temos que seguir em frente sem parar…
Abraços
30 março, 2008 as 11:26 pm
O medo nos torna nossos próprios algozes e nos coloca em um plano bem inferior e longe do que de fato sonhamos, simplesmente porque acabamos desistindo de tantas coisas, de tantas pessoas, de tantos planos…Mas só nos damos conta disso quando deixamos passar nossas oportunidades ou vemos nossos sonhos voarem pela janela por termos nos entregado sem tentar.
Parabéns pela valiosa publicação.
30 março, 2008 as 11:06 pm
Hoje sou mãe e sinto que um dos meus maiores instinto de proteção é o medo,tenho das coisas pequenas até as chegar as grandes,medo do melhor e do pior,só tento vence-lo para também não prejudicar meu pequeno que tanto amo,sei o meu limite e com isso sinto que é quando sinto medo do que possa ferir o meu filho é que me sinto mais forte.
Oha comecei a ler suas mensagens e algo pairou em meu coração uma sensação de paz,algo que so se pode sentir quando escutamos ou lemos que nos passe confiança,e você me passa esse sentimento,parabens você é um grande homem!
30 março, 2008 as 9:58 pm
TUDO O QUE PRECISAVA HJ ERA DE UMA MENSAGEM COM ESTE CONTEÚDO. PENSEI QUE ESTIVESSE COM MEDO E DESCOBRI QUE ERA APENAS FALTA DE CORAGEM, PARA TRANSPOR MINHAS PRÓPRIAS COLUNAS E TOMAR A ATITUDE CERTA. ESTA LEITURA ME FEZ MUITO BEM!! BJUS
30 março, 2008 as 6:01 pm
O medo nos faz ser melhores quando se encerra o desafio…
Adoro suas publicações.
Agradeço a Deus por você existir…
Me da inspiração, e conforta minha alma com suas palavras…
Abraços
30 março, 2008 as 5:44 pm
Maravilhoso…
Realmente, na maioria das vezes a mudança é necessária, e, após ser dado o primeiro passo, o medo desaparece e temos a certeza de que estamos no caminho certo…
Paz…
30 março, 2008 as 3:56 pm
Tenho muito medo do PT.
30 março, 2008 as 3:42 pm
Gostei do “post”. Uma verdade inconteste!
Só conseguimos algo que vale a pena quando nos aventuramos a transpor uma porta que nos está aberta e que se encontra em nosso caminho.
Medo! Ele sempre estará presente nesta situação, – o desconhecido nos causa medo- , não resta nenhuma dúvida, porém quando o encaramos e aceitamos como parte de nosso destino de “peregrinos na Terra”, o que nos vem a frente é maravilhoso, fantástico!
Vale toda uma experiência. Vale uma Vida!
30 março, 2008 as 3:42 pm
É O medo da mudança ,do novo, do passo que temos ser o certo para nós,mas a triste e inesgotável sensação de que será o certo?Nos traS o desconforto e a indecisão.Mas aos corajosos cabe a busca,o descobrir,o sentir ,o suar das emoções,e a brilante certeza de que foi o passo mas bem dado e a decisão mais precisa de toda a minha vida.Caro Paulo Coelho ,que o senhor Jesus abençõe grandemente o Sr. e sua família, um grande abraço!! Tudo de Bom.
30 março, 2008 as 3:32 pm
Tenho medo do novo, medo de errar, medo do que pode dar errado e não conseguir e assim fracassar … isto seria uma mistura de medo, angústia e pânico . A pior coisa q existe !
30 março, 2008 as 1:21 pm
Gostei muito.Mensagem certa na hora certa em minha vida.
Obrigada!
30 março, 2008 as 12:40 pm
Olá Sr Paulo, mais uma vez eu leio sua mensagem e mais uma vez é como se o senhor tivesse escrito exatamente o que eu precisava ler.
Sabe, eu tenho muitos medos, principalmente esse ano que eu fiz 19 anos e estou morrendo de medo do meu futuro, porque preciso tomar muitas decisões com relação a ele.
Mas, são textos como o seu que me fazem parar pra pensar que, já que tem alguém escrevendo exatamente o que estou sentindo, significa então que não sou só eu que está passando por esse mesmo problema, e saber disso me conforta muito.
Bom domingo pro senhor!
30 março, 2008 as 11:27 am
Bom dia sou o tipo de pessoa que nao liga muito em procurar coisas diferentes na internet estou senpre na mesma coisa msn orkut. Mas algo me trouxe ate essa pagina uma curiosidade e tenho que confersar que amei o o blog do Paulo Coelho acabo de me tornar mais uma fã.
O texto de hoje tem algo haver com o que estou sentido me identifiquei muito com ele.
Amanha estarei de volta a essa pagina assim como nos proximos dias de minha existencia.