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O GOLEM, UM TIPO DE ENTIDADE ARTIFICIAL CRIADO POR MEIOS MÁGICOS NA CULTURA JUDAICA
O GOLEM, UM TIPO DE ENTIDADE ARTIFICIAL CRIADO POR MEIOS MÁGICOS NA CULTURA JUDAICA
O uso e conhecimento de entidades artificiais, ao contrário do que muitos pensam, não existe somente na Magia Moderna, mas é um conceito e prática muito antiga, existente em várias civilizações antigas.
Em nosso estudo sobre o uso e criação de entidades artificiais, vamos estudar esse conceito utilizados em civilizações como a grega, a egípcia e a judaica. Dizem que as famosas maldições das tumbas egípcias nada mais eram que entidades artificiais criadas para proteger os túmulos dos faraós do roubo e do saque por parte de ladrões e pessoas má intencionadas. Eram criadas pelos sacerdotes egípcios para durar séculos e até mesmo milênios.
A tradição judaica, que sofreu forte influência da cultura e da Magia egípcia nos tras esse conceito através dos golems, entidades artificiais criadas a partir da argila. Nos cultos africanos e afro-brasileiros, vemos esse mesmo material constantemente utilizado naquilo que denominam “assentamentos de santo”.
A leitura do presente material é superinteressante e alicerçará ainda mais o conceito e a ideia da criação e existência de seres artificiais; o que livrará o adepto de muitas influências maléficas que, antes, julgava acima de qualquer forma de domínio.
Todo seu na Luz do Soberano Colégio dos Magos Praticantes!
Charles Lucien de Lièvre
O GOLEM, UM TIPO DE ENTIDADE ARTIFICIAL CRIADO POR MEIOS MÁGICOS NA CULTURA JUDAICA
Na tradição judaica, o "golem" é mais amplamente conhecido como uma criatura artificial criada pela magia, muitas vezes para servir seu criador. A palavra "golem" aparece apenas uma vez na Bíblia (Salmo 139: 16). Em hebraico, "golem" significa "massa disforme". O Talmude usa a palavra como "não formada" ou "imperfeita" e de acordo com a lenda talmúdica. Adam é chamado de "golem" que significa "corpo sem alma" (Sanhendrin 38b) durante as primeiras 12 horas de sua existência. O golem aparece em outros lugares no Talmude também. Uma lenda diz que o Profeta Jeremias fez um golem. No entanto, alguns místicos acreditam que a criação de um golem tem apenas significado simbólico, como uma experiência espiritual seguido de um rito religioso.
O Sepher Yetzirah ( "Livro da Criação"), muitas vezes referido como um guia para o uso mágico por alguns judeus da Europa Ocidental na Idade Média, contém instruções sobre como fazer um golem. Vários rabinos, em seus comentários sobre Sepher Yetzirah chegaram a diferentes entendimentos das instruções sobre como fazer um golem. A maioria das versões inclui moldar o golem em uma figura semelhante a um ser humano e usar o nome de Deus para trazê-lo para a vida, uma vez que Deus é o maior criador da vida.
De acordo com uma história, para fazer um golem ganhar vida, qualquer um poderia moldá-lo em argila, e caminhar ou dançar em torno dele dizendo uma combinação de letras do alfabeto e o nome secreto de Deus. Para "matar" o golem, seus criadores andam na direção oposta dizendo e fazendo a ordem das palavras na ordem inversa.
Outras fontes dizem que uma vez que o golem foi feito fisicamente, é necessário escrever as letras aleph, mem, tav que é emet e significa "verdade", na testa do golem e o golem ganharia vida. Apague o aleph e restam apenas o mem e o tav, que quer dizer a "morte".
Outra maneira de trazer um golem à vida era escrever o nome de Deus no pergaminho e colocá-lo no braço do golem ou em sua boca. Qualquer um poderia removê-lo para parar o golem.
Muitas vezes, na tradição Ashkenazi Hasidic, o golem ganhava vida e servia a seus criadores fazendo tarefas atribuídas a ele. A história mais conhecida de um golem está conectada ao rabino Judah Loew ben Bezalel, o Maharal de Praga, (1513-1609). Diz-se que ele criou um golem de argila para proteger a comunidade judaica de Blood Libel e para ajudar a fazer o trabalho físico, uma vez que os golems são muito fortes. Outra versão diz que era perto de Páscoa, na primavera de 1580 e um padre antissemita que odiava pelos judeus estava tentando incitar os cristãos contra os judeus. Assim, o golem protegeu a comunidade durante a época da Páscoa. Ambas as versões lembram o golem correndo e ameaçando vidas inocentes, então Rabi Loew removeu o Nome Divino, tornando o golem sem vida. Um outro conto relata o golem enlouquecendo e fugindo. Várias fontes atribuem a história ao rabino Elijah de Chelm, dizendo que o rabino Loew, um dos mais notáveis estudiosos judeus do século XVI que escreveu numerosos livros sobre a lei judaica, filosofia e moral teria realmente se oposto à criação de um golem.
O golem tem sido uma figura popular nas artes no passado alguns séculos entre judeus e não-judeus. No século XX, várias peças, novelas, filmes, musicais e até mesmo um balé foram baseados no golem. As obras mais famosas onde golems aparecem são Frankenstein de Mary Shelley. O R.U.R de Karel Capek (de onde vem a palavra "robô"), O Golem de Isaac Bashevis, Os Arquivos X. Há também um personagem chamado Golem em J.R.R., a série clássica de Tolkien O Senhor dos Anéis. Hoje, há mesmo um museu do golem no bairro judaico de Praga.
Às vezes, alguém que é grande, mas intelectualmente lento é chamado de golem. Outras civilizações, como os gregos antigos, têm conceitos similares.
Source of research: http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/Judaism/Golem.html
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